Kant e a ética como ação segundo o dever
No século XVIII, o filósofo alemão Immanuel Kant desenvolveu uma concepção de ética baseada na ideia de que as ações humanas são orientadas por intenções, não por finalidades, como afirmava Aristóteles. E como intenção fundamental das ações humanas Kant destaca a noção de dever. As perguntas básicas da ética pensada nesses termos seriam: o que devo fazer? Como devo agir?
Costuma-se caracterizar o século XVIII como o "século da moral", por ter sido profundamente marcado pelo iluminismo, um projeto pedagógico-político de construção da autonomia da razão e emancipação de homens e mulheres, fornecendo-lhes os meios intelectuais para uma ação consciente. É nesse contexto histórico e filosófico que se delineia o projeto ético de Kant.
Kant lançou as bases de seu pensamento sobre ética na obra "Fundamentação da metafísica dos costumes (1785). O projeto foi desenvolvido e aprofundado em Crítica da razão prática (1788) e Metafísica dos costumes (1797-1798). O sujeito moral, que age racionalmente, é uma das facetas do ser humano, segundo Kant. As outras são o sujeito de conhecimento, que busca o saber, e o sujeito estético, que percebe o mundo e produz arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário