terça-feira, 9 de setembro de 2014

O verdadeiro conhecimento.

Ao considerarmos que o conhecimento de qualquer tipo é algo a ser honrado e valorizado, um tipo que talvez seja, em razão de sua maior exatidão ou por dizer respeito a objetos mais belos e elevados, digno de maior valor do que qualquer outro, em ambos os casos deveríamos naturalmente colocar o estudo da alma em primeiro lugar. O conhecimento da alma certamente contribui muitíssimo para o avanço da verdade em geral e, acima de tudo, para a nossa compreensão da natureza, já que a alma é, em certo sentido, o princípio da vida animal. Nosso objetivo é captar e compreender primeiro sua natureza essencial e,segundo, suas propriedades; destas, algumas são compreendidas como afetos próprios da alma em si, enquanto outras são consideradas como sendo ligadas ao animal, já que este a carrega em si mesmo. ( Aristóteles. Da Alma ).




Vemos em Aristóteles uma inquietação em relação à constituição de nossa vida a partir da alma, pois, para ele, a alma é a base para a construção da realidade a nossa volta. A alma tem várias propriedades que nos ajuda a identificá-la e compreendê-la como exemplo podemos citar: Alma nutritiva( ligada ao apetite por nutrientes que ajudem o corpo a continuar se movendo ), Alma sensitiva( ligada à capacidade de movimento do nosso corpo e às sensações de frio, calor, etc.), Alma intelectiva( ligada a leitura de tudo o que ocorre com as outras almas e de auxiliá-las a buscar o equilíbrio na alimentação, movimento, etc ). A alma que deve ser mais aperfeiçoada é a alma intelectiva e é por meio do processo filosófico que isto ocorre. Aristóteles, ao contrário de Platão, pensava que o aperfeiçoamento da alma se daria mesclando a teoria com a prática.

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