segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Como a linguagem pode encobrir a verdade?

No ambiente coletivo o uso do discurso pode gerar mentiras que parecem verdades, visto que, na medida em que as pessoas  compartilham algo e isto é aceito por uma grande quantidade de indivíduos corre-se o risco de que esta aceitação promova aquilo que foi gerado sem uma investigação de conteúdo.
Com isso, pode-se concluir que existe um risco enorme de propagarmos notícias sobre situações não investigadas para saber se são verdadeiras ou não. No Brasil atualmente estamos passando por um processo parecido com o que está sendo proposto no início deste texto, pois, o poder vem sendo ocupado por um grupo de pessoas que produzem notícias de que a economia está se recuperando para levar o povo a acreditar que quem nos governava antes não tentava fazer estas mesmas coisas ou não tinha interesse em fazê-lo. É muito claro que o governo não se realiza apenas a partir da vontade de quem é eleito para presidir um determinado país, mas, por um conjunto de pessoas que são eleitas para compor o poder legislativo em suas duas principais instâncias (Senado e Câmara dos Deputados), além dos diversos setores do Poder Judiciário e dos detentores dos meios de produção, ou seja, dizer que apenas uma pessoa levou o país à derrocada não é totalmente verdade. Inocentemente somos levados a acreditar que a mudança de uma peça no governo muda toda a configuração da crise em nosso país, e mais, manipula-se a opinião popular, no sentido de mostrar que tudo o que foi feito antes não teve valor.
Impressiona-me o fato de chegarmos a um estado de paralisia em termos de pensamento porque, no fundo, parece que todos querem continuar tendo o que comer, condições para comprar alguma coisa para casa ou para proveito pessoal, mesmo aqueles que se dizem opositores de um regime cruel e desumano, tal qual estamos vivenciando a algum tempo aqui. Parece que quem detém o poder econômico acaba determinando como vão funcionar as coisas em termos políticos também, ou seja, fazem com que mentira pareça verdade, o que é ruim pareça coisa boa, incompetência pareça competência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário